sábado, 24 de novembro de 2007

Telhado de Vidro: O PSDB amarga o seu mensalão

O eixo Brasilia - BH têm razões que não cabem na BR 040 e tampouco nos jatinhos fretados que enfeitam os céus do Brasil Central. Marcos Valério, Mares Guia, Azeredo e cia., lembram-se? pois essa trupe segundo o procurador geral da república inventaram o esquema que no governo Lula faria tanto sucesso.

Caixa dois, verbas de campanha...pouco importa a finalidade, já que tantos veneráveis minimizam o crime justificando que os acusados não se apropriaram do dinheiro, mas destinaram todos os recursos para suas campanhas. E afinal caixa dois segundo o próprio Lula á coisa normal e aceitável. Mas parece que alguma coisa vai mudando no Brasil. Se pouco se espera do Congresso e dos governos em geral, a justiça devagar vai delimitando campos onde a ética e a moralidade não entravam.

Ironia do destino, na mesma semana em que o PSDB inunda a tv de publicidade tendenciosa comparando as práticas petistas e tucanas, vem a avalanche do mensalão tucano de 98, o laboratorio do mal de Valério. Ali se gestou a prática, ainda segundo o procurador, do conluio do público e o privado para desviar e alocar verbas de publicidade e outras para fins excusos. A lama tucana e a lama petista é a mesma. Até os personagens são os mesmos, ou quase.

Azeredo, senador, bem poderia ter a dignidade de renunciar, mas prefere o "nada sabia" lulista e se esconder na desfaçatez de dizer que delegava poderes na campanha. Quer jogar, sem o dizer ,tudo nas costas de Mares Guia, já que a Marcos Valério não cola mais nada. E tem ainda a questão dos R$ 500 mil que deve a Mares Guia e foi perdoado... Lastimável.

Mares Guia, ministro, demite-se e no mesmo dia Lula já empossa o sucessor José Múcio. Ambos foram da tropa de elite fernandista.... Estava portanto tudo acertado havia dias e teria que ser no dia do concresso do PSDB para dividir a lama e calar os insensatos.

Quebra-se o telhado de vidro peessedebista e pouco terá a acrescentar no campo da ética o partido que Covas ajudou a fundar e pelo qual tanto lutou em seus 19 aninhos mal completados outro dia. Assume outro presidente e já tem a dura tarefa de costurar a aliança de caciques de olho em 2010, de definir se é contra ou favor da CPMF, de expurgar ou proteger o cadáver político de Azeredo... enfim, de exercer uma oposição digna e equilibrada e saber vender isso à opinião pública. Por enquanto o que se vê é um bando de órfãos de FHC de um lado, puxa-sacos lulistas de olho na CPMF camuflados de outro... e assim caminha até o cadafalso de 2008,2010.

Quem compra um produto destes, vencido, azedo, mal embalado?...

Nenhum comentário: