quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fidel se foi sem ter ido...ou: A Primeira Morte de Fidel

Cuba e o Embargo Americano: Irmãos Siameses?

E o Rei de Cuba renunciou ao trono do reino da Ilha, passando a coroa ao seu descendente direto, o irmão Raul. Bem poderia ter sido a filha a herdeira, não tivesse ela a suprema audácia de morar em Miami. E o fez bem a tempo de dizer à Assembléia que se "elege" na semana: cuidado, vejam bem o que vão fazer e não me façam surpresas!

Assim, a ditadura cubana segue o seu funeral. Primeiro, sepulta-se em vida o ditador - mór, o símbolo vivo do século passado, com disse o nosso Supremo-Guia da nossa Revolução do Cartões, Lula Primeiro e Único. Depois, tenta-se colocar no poder os asseclas que vivem à sombra do poder e das masmorras que enclausuram aqueles que não pensam como a elite política que se assenhorou do país após Fulgêncio.

São todos irmãos siameses do Embargo (ou bloqueio, no exagerado jargão cubano-comunista). Mas. sem dúvida é o embargo o sustentáculo principal de dois monstros gerados por Fidel e cia: o seu regime e como antítese, os anti-castristas enclausurados no poder cubano-exilado-americano em Miami, Fl. Eles, em Miami (lá, lêem Miami e não Maiami, como nosotros, aqui en Brasil!) são bala de canhão ou bucha, como preferirem, da política direitista americana seja em nível Washington DC ou Tampa, Bush jr ou Jebb Bush.

E assim, cai hoje Fidel, alquebrado pelo tempo e pelo atraso de Cuba. E vai vangloriar-se pelos tempos que lhe restam e pelo além que lutou a boa luta contra o império do mal e cia, pouco importando quantos mandou calar ou ao paredón ou encarcerar ou que se vayan a los tiburones del caribe.

Ideologia? pouca. A política lá como cá foi sempre o poder, justificando-se atrás de um suposto progresso na saúde e na educação. Que valia terá tido ao povo de Cuba a tal superioridade nestes campos se o belo país virou títere ora de Moscou, ora de Caracas(!), ora.... bem, antes teria sido pior, dizem, bordel de americanos. E hoje, glória, suprema, prostitui-se livremente as camaradas em Varadero, para americanos e latinos e europeus.... é o livre - mercado socialista.

E tudo seria tão diferente não fosse o embargo!...

O argumento, de fato, vale para todos os lados envolvidos...Não fosse o embargo, Fidel já seria passado há tempos.... não fosse o embargo, Cuba seria outra hoje....

Com embargo ou sem embargo, ficou a boa música de Compay Segundo e amigos. E poco más...

Nenhum comentário: